Menu



Blog R3

Por que investir em um sistema WMS para automatizar a logística?RAIFF

Tornar os processos logísticos mais ágeis e adequados é uma necessidade do mercado atual. Não há tempo a perder quando o assunto é atender as demandas dos clientes e garantir a qualidade dos serviços de transportes. Por essa razão, o sistema WMS está presente em diversas organizações do ramo.

A tecnologia tem o papel de aprimorar toda a cadeia de suprimentos — mesmo pequenos empreendimentos podem ser positivamente influenciados pela introdução de mecanismos de automação.

A redução dos custos, o desenvolvimento de processos mais eficientes e a melhoria dos resultados operacionais e financeiros são alguns dos benefícios obtidos com o investimento.

Para ajudar o gestor a tomar a melhor decisão para o seu negócio, listamos as principais vantagens conquistadas com recursos, como o WMS. Continue lendo e informe-se!

As vantagens de automatizar a operação logística

Automatizar é um conceito que representa o uso de tecnologias e equipamentos para realizar tarefas de maneira programada e automática. Sistemas de gestão, por exemplo, cuidam da emissão de documentos fiscais e determinam o roteiro ideal de entregas de mercadorias.

Já os equipamentos de rastreamento têm o papel de garantir a segurança da frota e da carga durante o percurso. Quando em pleno funcionamento, essa modalidade de sistema oferece diversos benefícios para o empreendedor. Acompanhe!

Eliminação de erros e inconsistências

Além de otimizar a utilização do tempo da equipe, esse tipo de sistema reduz a intervenção humana, o que, por sua vez, diminui a incidência de erros de preenchimento de dados. O volume de retrabalho e as correções também apresentam quedas consideráveis com o tempo.

Controle sobre todo o processo

Diversas atividades podem ser programadas e controladas por meio de sistemas, o que garante a sua confiabilidade. É possível melhorar as tarefas relacionadas:

  • ao controle de estoque;
  • ao planejamento de compras;
  • à elaboração das rotas de distribuição;
  • à expedição e consolidação de cargas;
  • à programação do recebimento de mercadorias.

Acompanhamento do desempenho da operação

Tanto a frota quanto os itens em inventário representam uma importante parte das atividades relacionadas à movimentação de mercadorias. Por esse motivo, a sua performance tem impacto em toda a organização.

Assim, o gestor deve ter como objetivo a melhoria contínua dessas áreas. O melhor instrumento é a utilização de indicadores de desempenho em tarefas consideradas críticas para a estratégia de empresa e que requerem acompanhamento meticuloso.

Apuração contábil

A entrada de receitas, os custos operacionais e as despesas administrativas tendem a preocupar muitos empreendedores. A sua relevância está em medir a saúde financeira da empresa e controlar o patrimônio.

Para fornecer maior visibilidade sobre a real situação, é necessário contar com informações relevantes. Os custos por frete realizado, os gastos por quilômetro rodado e o número de entregas por mês ajudam a traçar o desempenho da transportadora.

A implementação de um sistema WMS para a automação

Os avanços tecnológicos são desenvolvidos com o intuito de facilitar o trabalho dos profissionais da área e permitir maior controle.

Um dos exemplos mais notórios é um recurso chamado de Warehouse Management System (WMS) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém. O propósito do programa é integrar frota, equipamentos de armazém e compartilhamento de informações em um único ambiente.

As atividades de armazenagem e distribuição são fundamentadas em altos níveis de exigência e complexidade. Portanto, é primordial aproveitar as oportunidades de melhoria. A produtividade é um dos aspectos mais afetados, pois a qualidade da entrega é uma das bases da área de transportes.

A disponibilização de informações estratégicas confiáveis e os relatórios gerenciais contribuem para a tomada de decisões e afetam os planos da organização. Quando modernizar a operação é uma necessidade, esse tipo de software é o tipo de investimento que oferece retorno imediato e tem potencial para ajudar a sua empresa a crescer.

A importância de um sistema WMS está em garantir que as etapas de compras, vendas, armazenagem e distribuição estejam integradas ao objetivo de proporcionar os melhores serviços para os consumidores.

A R3 Sistemas é especialista em gestão de armazéns para o setor atacadista e distribuidor. Quer conhecer as nossas soluções? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!