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Entrega de mercadorias: 6 formas de evitar problemas e atrasosRAIFF

Pontualidade no processo de entrega de mercadorias é um dos fatores mais importantes na operação logística. Essa é uma atividade primordial e deve ser tratada com um controle rigoroso para garantir o atendimento aos prazos de remessa estipulados pelos clientes.

Pensando em soluções para esse obstáculo, listamos seis dicas que podem ser implementadas em seu negócio. Continue com a leitura deste artigo e saiba como conquistar essa vantagem competitiva para a sua empresa.

1. Adote um sistema para a roteirização do trajeto

Existem sistemas capazes de criar a rota ideal para a entrega das remessas programadas. Isso significa que o motorista seguirá um trajeto que consome menos tempo e menos recursos. Esse é um cuidado prioritário na mente do gestor que deve optar por utilizar recursos tecnológicos para manter os custos baixos e oferecer serviços de qualidade.

2. Acompanhe o tráfego por meio de GPS

Esse é um aspecto que não chama atenção das empresas no momento de planejar as suas entregas. Afinal de contas, trânsito pesado e engarrafamentos fazem parte do cotidiano. Contudo, os clientes podem ser prejudicados por esse descuido.

A equipe logística deve acompanhar o trajeto do motorista e comunicar sobre trechos que apresentam alguma dificuldade para a continuação da viagem. Os sistemas de rota podem criar outros trajetos e sugerir desvios para que a entrega possa ser concluída dentro do prazo.

3. Utilize embalagens resistentes

A diminuição do prazo de entrega de mercadorias é um fator que diminuiu o período de tempo no qual elas permanecem no estoque. Contudo, a etapa de armazenamento ainda representa um risco para a empresa devido ao processo de movimentação das cargas. Avarias causadas por choques com as prateleiras ou durante o deslocamento na empilhadeira são ocorrências muito comuns.

Uma das formas de prevenir esse resultado é o emprego de embalagens resistentes, que são capazes de lidar com o acúmulo de peso e transferência de um lugar para outro. Como consequência, os produtos serão entregues no prazo e com qualidade.

4. Pratique métodos seguros de acondicionamento da carga

Os produtos podem ser danificados durante o transporte: deslizamento da carga, colisão entre as embalagens, queda com grande impacto, entre outros. Esse é um desafio que exige um cuidado específico para ser resolvido.

A tarefa de acondicionar produtos deve levar em consideração a melhor utilização do espaço, desde que seja conduzida de maneira segura. As cargas consideradas frágeis ou que não permitem empilhamento devem ser agrupadas em um espaço distante das demais. Os paletes e caixas devem ser empilhados até o limite recomendado.

Com isso, as chances de incidentes são reduzidas e todas as demandas podem ser entregues dentro do prazo.

5. Garanta a separação correta dos pedidos

O processo de expedição dos pedidos refere-se a separação dos produtos em seus respectivos lotes para o envio para cada cliente. Essa é uma etapa muito importante que, se realizada corretamente, garante a satisfação do cliente ao receber corretamente as mercadorias que adquiriu.

Quando ocorrem erros, quantidades ou itens diferentes do pedido, os produtos são devolvidos para que o problema seja corrigido. Isso significa retrabalho para a equipe e indica a possibilidade de atrasos na entrega para o destinatário.

6. Abasteça o estoque para a sua demanda

A previsão da demanda é um fator vital para estimar a quantidade de produtos que devem estar disponíveis no armazém e para evitar a falta de produtos para envio imediato. Essa medida garante que os pedidos serão entregues dentro do prazo, pois há estoque disponível mesma que ocorra uma elevação no volume de vendas.

Toda a cadeia logística deve ser considerada um fator com potencial estratégico para empresa, em especial a atividade de entrega de mercadorias. É importante compreender como um prazo de entrega curto é atrativo para o consumidor e pode motivar as suas compras.

Por isso, o papel do gestor é encontrar um equilíbrio satisfatório entre o volume de vendas e a sua capacidade operacional e logística.

Gostou no nosso conteúdo? Quer contar para a gente qual é a sua experiência com o processo de entrega de mercadorias? Deixe a sua mensagem na caixa de comentários. Nós queremos saber qual é a sua opinião!