Menu



Blog R3

Logística 4.0: entenda o que ela significa e sua importânciaRAIFF

É natural que os processos industriais sejam modernizados com o decorrer do tempo. Novas metodologias são desenvolvidas, a utilização de recursos tecnológicos é expandida e a capacitação das equipes se torna cada vez mais diversificada. Com isso, é esperado que a operação de transportes siga pelo mesmo caminho e assuma um novo formato com a logística 4.0.

O objetivo dessa versão da logística é tornar os negócios cada vez mais informatizados e, por que não dizer, automatizados. Para compreender mais sobre as mudanças propostas, dedicamos este espaço para discutir sobre o assunto. Acompanhe!

Compreenda a nova versão da logística 4.0

O mercado, seja ele produtivo, seja ele consumidor, está em constante evolução, o que resulta em produtos e serviços de maior qualidade para atender a demanda. O grande trunfo presente nessa metodologia é a ampla utilização de recursos tecnológicos em forma de sistemas de gestão e equipamentos.

Assim, é possível tornar a produção mais inteligente e capaz de produzir mais. Esse aspecto se estende até a operação logística que deve acompanhar os avanços presentes na indústria.

Um de seus pilares é garantir maior integração e compartilhamento entre os elos da cadeia de suprimentos. Desse modo, fornecedores, transportadoras e clientes terão acesso a informações sobre cada etapa do processo de manufatura, venda e entrega ao destinatário.

Descubra as mudanças para os profissionais de logística

As atividades desenvolvidas dentro do armazém também podem passar por reformulação para acompanhar os materiais desde a sua chegada até o momento em que o produto deixa o estoque.

Esse tipo de melhoria busca limitar a intervenção humana e a ocorrência de erros, obtendo, assim, resultados mais precisos. A sua proposta também afeta a forma de gerenciamento das atividades relacionadas à movimentação de mercadorias.

O papel da equipe passa a ser de supervisionar o processo e dedicar-se a tarefas de cunho mais estratégico e menos operacional. Esse tipo de transformação tem como fundamento alguns fatores, como:

  • mercados globalizados e competitivos;
  • desenvolvimento de novas máquinas e equipamentos;
  • elevada demanda por produtos que sejam acessíveis e de qualidade;
  • cenários econômicos mutáveis;
  • mudanças nas táticas de marketing;
  • alto nível de integração entre as marcas e os consumidores.

Entenda a Internet das Coisas

A expressão, em inglês, Internet of Things foi cunhada para representar a nova geração de equipamentos eletrônicos que é conectada à Internet. Por meio desse mecanismo, será viável ter visibilidade sobre toda a operação logística e garantir que o fluxo de trabalho seja seguido de maneira precisa e ágil.

A adoção de sensores nas embalagens das mercadorias permite a identificação de todos os componentes presentes no lote. Com isso, é possível consultar dados do fabricante e outras especificações técnicas. Dentro do armazém, a carga pode ser localizada com facilidade e ter a sua movimentação registrada pelo sistema de gestão.

Estimativas garantem que, nos próximos anos, será possível conectar pedidos de compra, embarque de mercadorias e realizar o controle de estoque em tempo real. Isso representa uma melhoria significativa na qualidade dos serviços de transporte oferecidos.

Conheça as novas tecnologias na logística 4.0

Alguns recursos, como equipamentos de rastreamento de veículos e GPS, já fazem parte do cotidiano de muitas empresas da área. Porém, essas funcionalidades podem ser expandidas para informar estimativas de data de entrega e monitorar as condições do veículo, como o consumo de combustível e a velocidade empregada.

Em situações específicas, existe a possibilidade de controlar o estado da carga, como é o caso de mercadorias que requerem temperaturas controladas, por exemplo.

Esse tipo de monitoramento exige o registro de um amplo volume de dados sobre todas as transações. Essa nova metodologia também renova os antigos bancos de dados ao propor a utilização de arquivamento na nuvem.

Otimizar todo o processo de entrega, reduzir custos e monitorar o inventário são soluções propostas pela logística 4.0 que buscam tornar os negócios mais eficientes. São diversas mudanças que afetam a estrutura, os procedimentos de trabalho e a relação com parceiros. Uma perspectiva, porém, permanece inalterada: a busca constante pela satisfação dos clientes.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Que tal acessar e curtir a nossa página no Facebook para ficar por dentro das próximas publicações? Aguardamos você!