Menu



Blog R3

Como otimizar a rastreabilidade de materiais? Entenda!RAIFF

Um dos aspectos mais interessantes sobre a rastreabilidade de materiais é sua capacidade de registrar todos os locais pelos quais um produto circulou. Esse tipo de monitoramento informatizado afeta toda a cadeia de suprimentos e fornece dados para as tomadas de decisão.

Isso garante um significativo aumento do controle sobre as atividades que envolvem tanto a fabricação de produtos quanto sua distribuição até os clientes. Com isso, o gestor obtém uma operação de fluxo eficiente e ágil.

Os recursos tecnológicos disponíveis atualmente oferecem diversas opções para os empreendedores que desejam investir nesse instrumento. Continue com a leitura e saiba mais.

O que é a rastreabilidade?

Em termos simples, a rastreabilidade é a capacidade de monitorar um objeto, fornecer sua localização em tempo real e assinalar os locais em que ele esteve e quanto tempo ficou em cada um.

Todo esse caminho, da origem ao destino, é chamado de histórico e deve ser registrado por meio de sistemas informatizados para garantir sua veracidade. No âmbito da produção, esse conceito pode ser expandido para lidar com o armazenamento de informações sobre os insumos aplicados à manufatura.

Na etapa seguinte, chamada de distribuição, são feitas a separação e a embalagem das mercadorias em pedidos para clientes finais ou distribuidores autorizados. A rastreabilidade também pode ser implementada para acompanhar o trajeto da carga.

Como controlar a movimentação de materiais?

Um processo confiável de rastreabilidade de materiais deve contar com sistemas de gestão preparados para executar o controle em duas partes:

  • rastreabilidade externa: são as informações pertinentes aos itens que ainda não foram recebidos pela empresa ou aos produtos que estão a caminho dos clientes;
  • rastreabilidade interna: refere-se às informações sobre materiais ou objetos acabados enquanto se encontram dentro das instalações fabris. Passa pelas atividades de armazenagem, linha de produção e expedição.

Quais são as vantagens da rastreabilidade de materiais?

A adoção desse tipo de monitoramento pode ser implementada por diversos motivos. Cabe ao gestor examinar o retorno e os benefícios obtidos ao colocar essa ferramenta em prática. É possível citar como vantagens as capacidades de:

  • garantir a qualidade e a segurança de materiais e alimentos;
  • atender à regulamentação da categoria;
  • agregar valor ao produto final;
  • reduzir custos nas transações;
  • promover a integração de todos os elos da cadeia de suprimentos;
  • representar um diferencial competitivo;
  • estimular a exportação de produtos nacionais.

Como a rastreabilidade garante a qualidade dos produtos?

Uma das formas mais práticas de compreender as aplicações da rastreabilidade é por meio da análise da produção de produtos eletrônicos. Esse tipo de artigo é fabricado com diferentes componentes que, por sua vez, são produzidos por fornecedores distintos.

Essa ferramenta é muito comum quando o fabricante ou o distribuidor tem de recolher um produto para substituí-lo ou repará-lo. Esse processo é chamado de recall e, em caso de defeitos que afetem o funcionamento do produto final, é possível identificar somente os elementos afetados e evitar perdas.

Esse recurso também é amplamente utilizado no setor agrário, pois lida com a produção e a distribuição de alimentos. Como resultado, a procedência dos itens pode ser monitorada. A possibilidade de rastrear o lote defeituoso e o fornecedor responsável é importante para acrescentar segurança ao processo.

A rastreabilidade de materiais tem espaço em diversos segmentos da indústria e do mercado de prestação de serviços de transporte. Com o registro minucioso das informações e o constante monitoramento do sistema de gestão da qualidade garante-se o desempenho eficiente da operação.

Para conhecer ainda mais sobre o processo logístico e a atividade de armazenagem, saiba como gerir um armazém de forma eficiente. Boa leitura!