Menu



Blog R3

De que modo o layout do armazém pode fazer diferença?RAIFF

A produtividade de uma linha de fabricação tem profunda ligação com o aproveitamento do tempo. Por sua vez, a gestão do tempo pode ser otimizada com o layout de armazenagem correto para as necessidades de cada empresa.

Em outras palavras, a organização do espaço dentro do armazém interfere em todas as etapas do processo produtivo. É o caso das paradas para abastecer as máquinas, transporte dos insumos provenientes do estoque, a movimentação de ferramentas e a realização de manutenções e substituição de peças.

Todas essas são atividades cujo período de duração poderia ser aproveitado de forma eficiente. Para saber como essas medidas podem ajudar a sua empresa, continue lendo esse artigo!

Qual é o conceito de layout na logística?

O termo, que também é chamado de arranjo físico, pode ser compreendido como as atividades relacionadas ao planejamento do espaço, disposição dos equipamentos e alocação das mercadorias. Contudo, a localização de cada item deve ser idealizada para facilitar o seu acesso, movimentação e reparo.

Como o layout de armazenagem tem impacto na produtividade?

Os ciclos de produção, armazenagem e distribuição são interligados com base no desempenho de cada um. Isso quer dizer que eventuais interrupções na linha de produção geram atrasos na entrega. Já os problemas relacionados ao armazém como avarias durante a movimentação geram retrabalho e novos custos.

Por isso, é importante compreender que os resultados — em especial, os financeiros — sofrem as consequências quando um dos elos da cadeia de suprimentos não é gerenciado de forma adequada.

Quais são as características do layout ideal?

Como essa é uma área crítica da operação logística, é fundamental compreender quais são os componentes de um armazém bem-sucedido.

Tem espaço destinado para carga e descarga

Em geral, esses dois locais ficam em pontos opostos do armazém. Os veículos com matérias-primas para descarregamento são recebidos, registrados no sistema e os insumos são alocados nas respectivas prateleiras.

Na fase de carga, os produtos acabados são separados conforme os pedidos e preparados para serem enviados para os clientes. Com essa visão por processo, o estoque fica organizado e reduz as chances de erros.

Separa materiais por tipos

O arranjo físico do armazém tem influência na conservação dos materiais devido a sua composição. Por exemplo, existem peças que não podem ser empilhadas, pois são consideradas frágeis. Já os produtos químicos devem ser mantidos em locais isolados e fechados para evitar contaminação.

A distância entre o local de armazenagem e produção também constitui uma preocupação, pois aumenta a necessidade de movimentar as embalagens, o que pode causar avarias. Todos esses aspectos devem ser analisados em detalhe.

Propicia a realização de inventários

Quando o espaço se encontra organizado, o processo de inventário se torna mais ágil. Isso ocorre devido ao fato de que as peças e materiais se encontram em seus respectivos lugares, o que facilita a contagem e a apuração.

No caso do segmento varejista, que comercializa produtos com prazos de validade, é viável programar a saída dos produtos que estão próximos da data de expiração. Essa característica contribui igualmente para o planejamento das compras de insumos para atender a demanda dos clientes.

Valoriza o giro de materiais

Uma das formas de organizar o espaço, e reduzir o tempo necessário para mover os produtos, é utilizar o giro de materiais como parâmetro. No armazém, os operadores são responsáveis por localizar e mover os itens que compõem os pedidos dos clientes.

Assim, as mercadorias com maior saída são posicionadas próximas à seção de expedição. Já os artigos com menor procura podem ser alocados em posições distantes já que não comprometem o andamento do processo.

As empresas do setor logístico requerem um sistema de estocagem e manuseio de cargas que seja eficiente e contribua para o aumento da produtividade. Por isso, é necessário desenvolver formas de manter o layout de armazenagem em pleno funcionamento.

Agora que você já leu sobre a importância de um layout bem estruturado, está na hora de conhecer os 5 tipos de inventário de estoque que podem ajudar a alavancar o seu negócio!