Menu



Blog R3

5 boas práticas para evitar o vencimento de mercadoriasRAIFF

Uma ocorrência muito comum em armazéns e depósitos de empresas varejistas é o vencimento de produtos nas prateleiras. Embora esses produtos possam não apresentar defeitos ou estar deteriorados, seu consumo não é recomendado, pois tais mercadorias podem causar riscos à saúde.

A atenção dos gestores deve estar constantemente voltada para o controle de estoque e a prevenção de perdas. E, se a sua empresa se encontra nessa situação, este artigo tem 5 dicas úteis que vão ajudá-lo a renovar a sua gestão de estoques. Confira!

1. Implante o método PVPS

Uma das formas mais eficazes para evitar incidentes de mercadorias expiradas nas prateleiras é a utilização da metodologia PVPS — que significa “Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair”. A sua premissa indica que os produtos precisam ser organizados pela data de vencimento do lote, independentemente da data de entrada no estoque.

Na prática, isso quer dizer que os produtos cuja data de expiração está mais próxima precisam ser disponibilizados para venda antes.

2. Pratique a previsão da demanda

Quanto o assunto são produtos de alta perecibilidade, o que vem à mente em primeiro lugar são exemplos de alimentos e bebidas. Contudo, existem diversos outros itens que se enquadram nessa categoria. É o caso de medicamentos, cosméticos e, até mesmo alguns tipos de tintas, que possuem um prazo recomendado para consumo.

Portanto, é preciso formular estratégias para estimar a demanda de cada produto e disponibilizar uma oferta correspondente. Quando uma empresa possui estoques em excesso, o risco de perdas pode resultar em um prejuízo elevado.

3. Treine a equipe de armazém

Para os funcionários que estão em constante contato com alimentos perecíveis é recomendado a realização de treinamentos sobre como manipular os equipamentos presentes em câmaras refrigeradas e em como manusear as embalagens de forma segura para evitar contaminação.

A equipe que lida com a reposição de produtos nas lojas também deve ser orientada quanto a melhor forma de organizar as prateleiras. É necessário que os itens cuja data de expiração está mais próxima sejam apresentados primeiro para os consumidores. Esse cuidado ajuda a prevenir o vencimento de produtos.

4. Cuide do processo de transporte e armazenamento

Para itens de natureza perecível, o processo de transporte e, posteriormente, de armazenamento devem ser conduzidos com o intuito de evitar a deterioração dos produtos. Esse cuidado requer a construção de espaços preparados para lidar com as particularidades de cada tipo de alimento.

A mesma regra se aplica às precauções adotadas durante o processo de transporte. Controle de temperatura e umidade e, até mesmo, monitoramento de pressão são alguns dos exemplos mais comuns nas instalações e veículos utilizados.

5. Adote um sistema de gestão integrada

Acompanhar a movimentação dos lotes no armazém, mapear a localização de cada carga e controlar o inventário são exemplos de processos que podem ser aperfeiçoados com a implantação de um software. Suas vantagens são a automação das atividades de gestão de estoques e a capacidade de prevenir erros que resultam na perda de mercadorias.

Com o aprimoramento das atividades, as empresas podem obter benefícios significativos. O principal deles é a redução dos custos com a perda de mercadorias e a sua reposição para reabastecer o estoque.

O vencimento de produtos dentro do armazém é uma falha operacional que deve ser minimizada com a adoção de melhores processos de armazenagem e a implementação de medidas preventivas.

O tema de controle dos produtos perecíveis é um aspecto importante da gestão de estoques de uma empresa. Quer conhecer mais sobre o assunto? Então, leia sobre 5 tipos de armazenagem e escolha o que mais combina com a sua empresa!