Menu



Blog R3

4 erros ao fazer uma planilha para controle de estoqueRAIFF

A maior parte dos gestores e comerciantes tem pleno conhecimento que o controle de estoque é um fator primordial para o sucesso de qualquer negócio no mercado. Garantir que o empreendimento consiga suprir a demanda e assegurar que todos os clientes sejam atendidos corretamente são fatores essenciais para que as vendas mantenham-se em alta.

Por outro lado, é muito importante que os gestores estejam atentos à quantidade armazenada, visto que produtos estocados em demasia podem resultar em perdas e na redução do capital de giro do negócio. Por isso, é fundamental que o controle de estoque seja feito de forma precisa e que não ocorram erros, caso contrário, o negócio pode ser fortemente prejudicado.

Para ajudá-lo a evitar qualquer perda no seu armazenamento e não deixar que faltem itens na empresa, separamos 4 erros ao fazer uma planilha para controle de estoque que precisam ser evitados. Confira!

1. Não categorizar os produtos

O primeiro passo para deixar o estoque do negócio organizado e garantir o seu controle é classificar todos os itens comercializados. A falta de categorização dos itens pode acabar levando a perdas e fazer com que artigos de alta demanda não sejam devidamente acompanhados.

Ao classificar os itens, os gestores devem levar em consideração diversos critérios, como: importância do item, a procura, a validade (caso possua), entre outros. Ao criar categorias na planilha de controle de estoque é possível impedir perdas, garantir que somente itens demandados sejam adquiridos e evitar peças armazenadas em excesso.

2. Deixar de acompanhar a sazonalidade

As datas comemorativas ou comerciais, como, por exemplo, o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Dia dos Namorados são períodos em que existe maior demanda por produtos. Essas épocas podem apresentar um aumento considerável do faturamento, mas é preciso que os gestores estejam preparados.

Deixar de acompanhar a sazonalidade e não estar preparado para os períodos de alta demanda pode fazer com que o negócio deixe de lucrar bastante. Por isso, é essencial que a planilha de controle de estoque considere todas as datas comemorativas e aumento na demanda. Desta forma, todos os itens sempre estarão disponíveis para os clientes e as vendas se manterão em alta.

3. Não atualizar a planilha

Outro erro comum de acontecer ao utilizar uma planilha para controle de estoque é não atualizá-la corretamente. Deixar de inserir novos produtos na planilha ou fazer o input de quantidades de forma correta são erros que podem impactar não somente as vendas, mas também o inventário da empresa e o controle de caixa.

Por isso, é muito importante que os gestores estejam sempre atentos às modificações que devem ser feitas e certifiquem-se que todo o time está inserindo em todas as informações necessárias de forma devida.

4. Falta de controle de dados

Entre os principais erros ao fazer uma planilha para controle de estoque está a falta de gestão dos dados. Qualquer input errado na planilha pode resultar na falta de produtos disponíveis aos clientes ou na compra excessiva de itens. Em ambos os casos os efeitos podem ser bastante prejudiciais ao negócio.

A falta de controle de dados de estoque pode influenciar também na gestão financeira da empresa, visto que ele tem forte influência no dinheiro em caixa do negócio. Por isso, é extremamente indicado que os gestores utilizem um software de gestão de armazéns e estoques.

Uma plataforma integrada elimina os controles manuais, evita erros e aumenta a confiabilidade das informações do negócio. O software ajuda os gestores a mapearem a demanda e controlar as quantidades, auxiliando também no inventário e na gestão financeira do negócio.

Agora que você já sabe quais são os principais erros ao fazer uma planilha para controle de estoque, leia este artigo para conhecer os 5 tipos de sistemas de armazenagem e veja qual é o ideal para o seu negócio!