Menu



Blog R3

Como criar uma logística eficiente para seu armazém? Confira!RAIFF

Garantir uma logística eficiente para armazém é uma tarefa árdua, pois são diversas atividades envolvidas que compõem o processo como um todo. Por isso, atrasos ou erros em alguma etapa se tornam um gargalo e podem comprometer todas as fases.

Os gestores devem atuar para aprimorar a cadeia de suprimentos e garantir que o fluxo, desde a entrada de insumos até a venda de produtos acabados, ocorra de maneira sincronizada.

Planejamento é a palavra de ordem para elevar os níveis de eficiência. Continue a leitura deste artigo para conferir algumas dicas sobre uma logística eficiente!

Crie um padrão de cadastro dos itens

Alcançar um nível elevado de eficiência é possível somente por meio da atenção aos detalhes. Essa sentença se aplica ao registro dos itens presentes no estoque e ao impactado deles na organização como um todo.

Geralmente, a atividade de cadastro de materiais envolve um conhecimento sobre os aspectos técnicos dos insumos, peças e máquinas adquiridos por uma empresa. Assim, cada código deve descrever particularidades como o tamanho, voltagem, capacidade produtiva e composição.

A importância dessa tarefa encontra-se no apoio à conferência dos itens que ingressam no armazém, bem como no registro de vendas e alocação de custos.

Facilite a circulação dos itens

O armazém é um local de transição e armazenamento momentâneo. Assim, é preciso estabelecer uma ordem lógica para que os materiais possam circular por todas as etapas. A organização do espaço físico deve facilitar esse processo para permitir que os itens possam ser recebidos, conferidos e alocados de maneira prática.

Os instrumentos usados na movimentação também merecem atenção, como guindastes, esteiras rolantes e empilhadeiras. Medidas como essa ajudam a otimizar o tempo da equipe de armazém e prevenir acidentes e avarias nas mercadorias.

Organize o espaço adequadamente

A separação correta dos lotes e sua alocação nos respectivos lugares é uma das formas de garantir que eles serão achados com facilidade toda vez que houver necessidade. Os modelos de organização sugerem que os materiais com alto índice de consumo devem ser posicionados em locais visíveis e de fácil retirada.

Por outro lado, as peças de reposição do maquinário e os produtos de uso raro podem ser guardados em áreas menos movimentadas do armazém. Esse procedimento economiza tempo na contagem de itens e na realização do inventário.

A correta organização de um depósito pode prevenir a venda de mercadorias defeituosas e evitar que os itens perecíveis ultrapassem o prazo de validade.

Adote um sistema de gestão

Um sistema de gestão integrada é um instrumento fundamental para uma logística eficiente para armazém por duas razões.

A primeira delas é integrar os setores envolvidos na cadeia de suprimentos, compras, logística, produção e vendas, para potencializar o compartilhamento de dados. Essa medida favorece o planejamento de cada área para evitar imprevistos.

A segunda razão está relacionada à exatidão das informações lançadas no sistema. Com a diminuição de intervenção manual e a eliminação de erros processuais, o gestor tem à sua disposição relatórios precisos para basear suas decisões e estratégias.

O aumento da lucratividade tem relação com as melhorias e investimentos que os gestores estão dispostos a fazer, pois toda a empresa pode ser beneficiada pela adoção de processos aperfeiçoados. A elaboração de uma logística eficiente para armazém tem potencial para melhorar os resultados, aumentar a qualidade dos serviços prestados e garantir a satisfação dos clientes.

Gostou das ideias mostradas sobre como obter uma logística mais eficiente? Para receber mais dicas para melhorar o desempenho da sua empresa, siga-nos no Facebook e no LinkedIn.