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4 dicas práticas para você otimizar a entrega de pedidos na logísticaRAIFF

A entrega de pedidos é a etapa final da cadeia de valores oferecidos por um negócio. Afinal, é o momento em que o cliente recebe aquilo que ele deseja ou necessita, bem como o de garantia de sua satisfação. 

Com efeito, os gestores precisam adotar boas práticas para manter o máximo de qualidade nessa área sem descuidar dos custos. Do contrário, correm o risco de gerar uma percepção negativa no destinatário, de diminuir o marketing espontâneo — o de “boca a boca” — e de perder a chance de realizar novos negócios.

Sendo assim, continue lendo este post e conheça 4 dicas essenciais para otimizar a entrega dos seus pedidos. Só assim, você manterá os clientes satisfeitos e fiéis!

1. Planeje os processos 

A empresa deve conhecer e saber exatamente o que fazer em todos os passos relacionados à entrega dos produtos — do objetivo aos comportamentos que precisam ser adotados diante de imprevistos.

Para que isso seja feito, o gestor pode utilizar a ferramenta do 5w2h, que consiste em um conjunto de questões que auxiliam a elaboração de um plano de ação. São elas:

  • O que fazer?
  • Por que fazer?
  • Onde fazer?
  • Quando fazer?
  • Quem fará?
  • Como fazer?
  • Quanto custa?

Em relação aos temas dessa análise, pense em questões como entrega, logística reversa, abastecimento, reparo emergencial, reposição de mercadorias e outros fatores relacionados.

2. Mantenha o controle sobre o estoque

O ideal é que as mercadorias permaneçam o menor tempo possível em estoque, de modo a mitigar os custos com manutenção, armazenagem, organização, perdas e extravios.

No entanto, a quantidade deve ser equilibrada para atender a demanda dos clientes. Não à toa, o segredo da otimização das entregas de pedidos está em um controle rigoroso do estoque. Algumas práticas importantes são:

  • utilizar indicadores de desempenho logístico, como a acuracidade de inventário — o número de itens nos registros dividido pelo número de mercadorias contadas no estoque — e o nível médio do estoque, que é a quantidade de mercadorias dividida pela demanda média diária;
  • contratar fornecedores que consigam repor as mercadorias com agilidade;
  • exigir o registro constante de entradas e saídas pelos colaboradores.

3. Utilize a tecnologia a favor do processo

Atualmente, os clientes têm uma demanda por instantaneidade, ou seja, por obter tudo imediatamente. Logo, embora no setor de entrega isso seja impossível, é preciso tomar medidas para agilizar o serviço sem perder a qualidade, tampouco elevar os custos de forma inviável.

Nesse sentido, o uso da tecnologia é fundamental para um resultado satisfatório. As empresas precisam abandonar o mundo analógico e investir em um sistema de gerenciamento que automatize processos, permita o acesso imediato às informações de estoque, reduza a burocracia, dê rastreabilidade aos materiais etc.  

4. Colete feedbacks

A quarta dica é uma forma de buscar uma otimização constante do processo de entrega de pedidos. Trata-se de coletar feedbacks com clientes e colaboradores, a fim de descobrir o que funciona e o que não funciona nos métodos utilizados. Algumas formas práticas de obter esse retorno são:

  • incluir no recibo de entrega a opção de o cliente assinalar se a entrega foi efetuada no prazo e nas condições do pedido;
  • criar caixas de sugestões para que os profissionais possam enviar ideias;
  • realizar a pesquisa de campo, ou seja, ir aos setores relacionados à entrega e questionar sobre como o processo tem se desenvolvido;
  • criar canais para envio de sugestões e reclamações dos clientes, como e-mail e telefone.

Vale ressaltar que as práticas descritas nesse texto são de grande importância para uma boa distribuição dos pedidos. Tudo isso para evitar uma série de consequências negativas como atrasos, extrativos, insuficiência de estoque e custos excessivos. 

Se não forem superados, esses problemas podem levar à perda de clientes e ao desequilíbrio financeiro do negócio. Afinal, a quantidade de despesa estará em um viés de alta, enquanto a receita diminuirá com o passar do tempo.

Como você pôde ver, é muito importante colocar essas 4 ideias para otimizar a entrega de pedidos em prática, já que é assim que evitará os prejuízos de não ser eficiente em uma área tão importante para as empresas, certo?

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